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FODMAP Intolerância (má absorção de frutose) – Saiba o que comer

Posted In: Nutrição

Fonte: The Paleo Mom

Um dos muitos desafios que as pessoas enfrentam quando adotar uma dieta paleo é lidar com o fator de confusão de sensibilidades alimentares adicionais. Às vezes, estas sensibilidades são conhecidas (talvez você tivesse feito o teste de alergia em algum ponto ou reagir tão violentamente a certos alimentos que se tratava de um acéfalo). Às vezes, estas sensibilidades são desconhecidas e torná-lo frustrante quando não sentir as melhorias imediatas para a nossa saúde elogiado por muitos entusiastas paleo. Uma tal sensibilidade é FODMAP-intolerância (também referida como má absorção de frutose). Este não é um alimento de sensibilidade no sentido de que haja qualquer tipo de reacção imune a estes alimentos. Em vez disso, é o caso de uma pessoa que não consegue digerir corretamente a frutose (e mais moléculas de açúcar contendo frutose) nesses alimentos.

O termo FODMAP é uma sigla, derivada de “fermentável, oligo, di, mono-sacarídeos e polióis”. FODMAPs são hidratos de carbono de cadeia curta ricos em moléculas de frutose que, mesmo em pessoas saudáveis são de forma ineficiente absorvidos no intestino delgado. Eu sei que você já ouviu a jocosa “feijões, feijões, o fruto mágico …”; o punchline refere-se à grande quantidade de carboidratos FODMAP no feijão (ou qualquer de outro vegetal que tem a reputação de ser “falador”) que são apenas parcialmente absorvido no intestino delgado. Quando esse excesso de frutose entra no intestino grosso, que é cheio dessas bactérias benéficas maravilhosos que nós amamos tanto, eles se alimentam as bactérias que permitem a proliferação de bactérias e excesso de produção de gás. A presença de FODMAPs no intestino grosso também pode diminuir a absorção de água (um dos principais postos de trabalho do intestino grosso). Isso faz com que uma variedade de sintomas digestivos, mais tipicamente: inchaço, gases, cólicas, diarréia, constipação, indigestão e arrotos, por vezes excessiva. Em indivíduos com FODMAP-intolerância, uma porção muito maior desses açúcares entrar no grande não absorvida no intestino, causando sintomas exagerados. De fato, alguns pesquisadores acreditam que a síndrome do intestino irritável é puramente um caso de intolerância FODMAP-1,2.

Os hidratos de carbono, que são apenas cadeias de moléculas de açúcar, são divididos em monossacarídeos individuais (uma única molécula de açúcar) por enzimas digestivas no intestino delgado (na verdade, este processo de digestão do açúcar começa com a enzima amilase salivar na boca ao mastigar, mas continua por todo o caminho através do intestino delgado). Os monossacarídeos são então absorvidos para a corrente sanguínea por primeiro a ser transportado através das células que revestem o intestino delgado, os enterócitos. Enterócitos têm transportadores ou veículos especializados, embutidos dentro da membrana que está virado para o interior do intestino. Estas transportadoras ligam-se a moléculas específicas de açúcar e transportá-los para dentro da célula (em que a célula pode utilizar esses açúcares para produzir energia ou transportar esses açúcares para o outro lado da célula, onde podem facilmente entrar na corrente sanguínea). FODMAP-intolerância pode ser devido a falta de enzimas digestivas necessárias para quebrar as cadeias de hidratos de carbono mais baixo para os seus monossacáridos individuais e / ou devido a uma quantidade insuficiente desses transportadores de hidratos de carbono, especificamente o transportador chamado GLUT5, que é o transportador de hidrato de carbono específico para a frutose (por isso também é chamada má absorção de frutose).

FODMAP-intolerância significa que grandes quantidades de frutose na dieta de hidratos de carbono e cadeias mais longas que são ricos em frutose são problemáticos. Estes mais, cadeias de hidratos de carbono ricos em frutose são chamados frutanos (inulina, que é um tipo de fibra, também é rico em frutose e problemáticos para aqueles com FODMAP-intolerância). Os álcoois de açúcar, chamadas de polióis, (sorbitol é um exemplo) são adicionalmente problemático porque esses açúcares têm a capacidade de bloquear portadores GLUT5 (e se você está trabalhando com uma deficiência, isso não é realmente útil!). Por que algumas pessoas desenvolvem FODMAP-intolerância? Pesquisas ainda não sei. Pode ser uma reacção do organismo a alto teor de frutose e o consumo de frutano com a dieta americana padrão. Pode ser um efeito colateral de um intestino muito angustiado e / ou com vazamento. Há também muito provável que seja fatores genéticos em jogo. A boa notícia é que, para muitos, como seu intestino e órgãos de curar, a sua capacidade de digerir e absorver esses açúcares melhora.

Quando se trata de modificar sua dieta para tratar de uma suspeita FODMAP-a intolerância, a dose é a chave. O tipo de FODMAP pode ser importante para algumas pessoas. Algumas pessoas são mais sensíveis para a frutose e polióis (devido a deficiência de transportador GLUT5), enquanto alguns são mais sensíveis à frutanos (devido a deficiência da enzima digestiva). Algumas pessoas são sensíveis a ambos. Quanto você pode lidar é muito individual e é provável que mude como a sua cura do intestino. Existem testes médicos disponíveis para diagnosticar a má absorção de frutose, porém uma abordagem dieta de eliminação é mais confiável. A investigação demonstrou que a remoção dos FODMAPs a partir da dieta é benéfico para os doentes de síndrome do intestino irritável e outros distúrbios intestinais funcionais 1.

A tabela a seguir foi criado por Aglaée o Paleo Nutricionista, e é publicado com a permissão dela. Ele decompõe alimentos comuns em três categorias: cofre (muito baixas para não FODMAP), tome cuidado (baixo FODMAP a moderada), e evitar (alta FODMAP). Ele também contém o tipo de FODMAP é ricamente presente no alimento, em parênteses (útil para aqueles que são mais sensíveis a um contra o outro). (Aglaée me disse que esta tabela é susceptível de ser atualizado no futuro próximo eu vou repassar a versão editada quando ele estiver disponível Você pode ver a tabela original aqui:.. Http: //www.eat-real-food-paleodietitian. com / support-files / paleo-FODMAP-food-list.pdf)

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Como você pode ver a partir desta tabela, muitos dos moderada a alimentos ricos FODMAP são alimentos que normalmente aumentam o consumo de quando adotar uma dieta paleo. Como é frustrante para aqueles que experimentam um aumento nos sintomas gastrointestinais quando adotam uma dieta paleo em comparação com muitos que encontrar alívio imediato dos sintomas! Se você suspeitar (ou sabe que tem) FODMAP-intolerância, eu recomendo eliminar todas as fontes alimentares de FODMAPs de sua dieta por um par de semanas. Se você é sensível, você deve observar um efeito bastante dramático sobre os sintomas digestivos. Você pode tentar reintroduzir algumas das frutas e legumes FODMAP menores e ver se os seus sintomas voltarem. Em muitos casos, seguindo um protocolo de gut-cura (como descrito neste post, neste post ou no livro Paleo Prático) irá melhorar a digestão de FODMAPs e podem ser reintroduzidos com cuidado, mas com sucesso.

É muito importante notar que os sintomas de intolerância-FODMAP são virtualmente idênticos aos sintomas de pequeno intestinal bacteriana Supercrescimento (SIBO). A razão para isto é que estas duas condições estão altamente relacionados. A diferença é simplesmente uma questão de localização, maior contra intestino delgado. Sem testá-lo pode ser difícil discernir qual dessas modificações de dieta paleo tentar primeiro (para mais informações sobre SBID, leia este post e este post). Ainda mais confuso, FODMAP-intolerância pode ou não estar ligado a pequeno intestinal bacteriana supercrescimento. Em alguns casos, os açúcares não absorvidos causadas por FODMAP-intolerância irá conduzir a um ambiente no intestino delgado, onde as bactérias se desenvolvem, causando assim SIBO. Assim, você pode ter SBID sem FODMAP-intolerância, você pode ter FODMAP-intolerância sem SBID, ou você também pode ter os dois. Se você tiver sintomas digestivos e não souber qual condição é o problema, então, eu lamento dizer que você precisa ou ter feito alguns testes ou siga as restrições de dieta para ambos. Depois de um período de algumas semanas, você pode tentar adicionar em ambos os vegetais ricos em amido eliminados na modificação para SBID ou algumas das frutas e legumes FODMAP (escolher o alimento que você perca a maioria). Deve ficar claro rapidamente que os alimentos são problemáticas. Observe também que ambas as condições são susceptíveis de resolver completamente com contínua eliminação destes alimentos (embora em alguns casos isso vai levar 6-12 meses ou até mais), então você pode achar que você pode adicionar tudo de volta e os seus sintomas don ‘t retorno (dedos cruzados!)

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